segunda-feira, 11 de junho de 2012

Especial Dia dos Namorados 2012 - Loneliness is a cloak you wear

Hoje eu quero falar para as pessoas sem par. Li muitas piadinhas no Facebook nos últimos dias a respeito do "bullying" com os solteiros e mimimi de passar o Dia dos Namorados sem namorado(a). Tem gente que já teve par e não está só porque não tem opção, mas estar só, consigo mesmo, foi A opção escolhida.

No fundo, até quem preferiu estar sozinho queria ter alguém pra chamar de seu. Não só pelo Dia dos Namorados, evidentemente... Mas porque a sensação de segurança que se sente quando se tem alguém que está ali por você é sensacional. Ninguém quer ser forever alone. As pessoas querem compartilhar os momentos e viver experiências fantásticas junto. Porém, é importante entender algumas coisas...

Por que gostamos de estar apaixonados? Porque a paixão acende nosso ser, nos motiva, nos deixa criativos. No sentimos mais vivos... Essa descarga de adrenalina, essa sede de viver intensamente a paixão, nos deixa viciados. Muitos relacionamentos vão por água abaixo porque as pessoas se viciam nessas sensações que ficam apenas na superfície do início dos relacionamentos. E aí, a pessoa fica de relação em relação sem conseguir manter nenhum laço por muito tempo... E o que isso gera? Frustração, sofrimento, solidão.

Há uma música muito bonita que diz que a solidão é um casaco que a gente usa, uma imensa sombra de tristeza que nunca nos abandona. É essa a sensação de quem é solitário. Ser sozinho não é ser solitário. O solitário é aquele que não se sente amado por ninguém e enquanto aquele que está sozinho sabe que essa é uma condição temporária. Aquele que está sozinho sabe que São Francisco estava certo: é mais importante amar que ser amado. Então, mesmo sozinho ele ama profundamente, mesmo que em silêncio. O solitário não. O solitário egoisticamente sente pena de si mesmo e mesmo quando está com alguém demanda ser amado incondicionalmente sem amar profundamente o outro em igual medida. O solitário tem medo de sofrer e por isso faz sofrer. O que está só sofre calado para que os outros sejam felizes...

Desejo que amanhã quem está só esteja consigo mesmo se amando e sendo capaz de amar sem medo e arrependimentos. Uma das piores sensações que se pode experimentar é não se sentir amado por ninguém. Que os sozinhos encontrem o amor em si mesmos para que possam então oferecê-lo a quem é digno dele!


Nenhum comentário: