quarta-feira, 9 de julho de 2008

Viagem





Os mestres da retórica sempre souberam que o melhor modo de atrair atenção para o que está sendo dito é começando pelo começo – a etimologia da palavra. Mais anterior ainda à origem do termo que objeto deste escrito virtualmente registrado, é o sentido de étimo – do grego étymon: sentido verdadeiro e literal de uma palavra, de acordo com sua derivação. Se nos detivermos nessa pesquisa, descobriremos quão difícil é definir como este étymon se relaciona com o léxicon... E assim, começamos mais uma viagem...


Viagem vem do provençal viatge – que por sua vez veio do latim viaticu – que quer dizer longa jornada. Não acham que uma jornada empreendida para dentro de si mesmo é sempre longa? Considerando afirmativa a resposta, é possível ponderar uma viagem interior que requeira comprar passagem, arrumar as malas e partir para um lugar – literalmente geográfico – desconhecido? Eu fiz essa viagem. E garanto – a quem quer que me leia nessas linhas – que uma viagem assim não é apenas inesquecível: é essencialmente necessária. Todos nós deveríamos empreendê-la ao longo da vida. E não apenas uma vez... Já pensou que toda vez que pusermos uma mochila nas costas e rumarmos para o desconhecido – mesmo que metaforicamente -, podemos – estando abertos ao novo, muito atentos a tudo – aprender a viver muito melhor?


Viajar não é uma questão de ter ou não tempo, ter ou não ter dinheiro. A gente pode viajar de muitas formas. E o básico para se fazer realmente uma BOA VIAGEM é o que eu acabei de dizer: ESTAR ABERTO AO NOVO E MUITO ATENTO. Por isso, ler também é uma viagem... Uma caminhada na praça é uma viagem... Ficar parado olhando atentamente o azul do céu de inverno... isso é VIAGEM!

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma grande viagem também é ir dentro do inconsciente (que não é inconsciente, nós que somos inconscientes do consciente)e perceber coisas que não percebemos em nossa vida diária. Mas acabam se manifestando em sonhos.

Lisarbinha disse...

menina!

ando louca por uma viagem!

de preferência prá aí...

bj bj