quarta-feira, 9 de setembro de 2009

No regrets


Arrepender-se em português é um verbo reflexivo (também chamado pronominal). Filosoficamente, poder-se-ia entender que ninguém pode sentir arrependimento alheio. É como identidade - intransferível. A presença do pronome define o verbo - identifica completamente a ação com quem a realiza - o sujeito com seu objeto. E como expressar em palavras o que arrepender-se quer dizer?

O recurso mais provável é tentar buscar na etimologia algumas explicações. Assim como a palavra saudade, arrepender-se é um verbo que não tem uma tradução precisa em outros idiomas. Vindo do latim repoenitere, (seu sentido se relacionaria à reposição de algo ou alguma coisa "que falta"; re-poenitere: repor a pena - poena = dor -, sofrimento) a palavra está arraigada à cultura judaico-cristã em que o arrependimento é o "merecido castigo" autoimposto do pecador. Ninguém impõe este sofrimento a ninguém. Ele surge única e exclusivamente para torturar a mente e o coração daquele que se acusa de alguma falta (pecado).

O termo regret em inglês, que teria origem no francês regreter, que por sua vez teria vindo do germânico grāta, não se relaciona com o sentido da origem latina do verbo arrepender-se, mas expressa que o arrependido precisa não apenas de autopunição, mas expor seu sofrimento ao mundo (que explica a origem germânica em grāta, que significa expressar profundo sofrimento com lágrimas).

Assim, poderemos entender o ato de arrepender-se como uma atitude "cristã". Mas, por que? A autopunição apaga ou remove a falta cometida? Em que o sofrimento, o lamento por um "pecado" cometido ajudaria? Por que então nos autoimpomos tal castigo?

Arrepender-se é sofrer duas vezes, como se o sofrimento em si mesmo já não doesse o suficiente. Entretanto, por outro lado, pode representar um lampejo de humildade, de reconhecimento das nossas fraquezas, de que somos humanos e erramos...

Reconhecer falhas e erros em nossas atitudes nos torna (mais) humanos. Mas nos autoflagelar por elas, nos desumaniza. Porque ser humano é ser capaz de aprender - com os erros, com os acertos, observando, agindo - reponsabilizando-se pelos próprios atos, conscientemente.



4 comentários:

Anônimo disse...

Garota você viajou no significado da palavra arrepender. Mal consegui acompanhar seu raciocínio. Se tudo isso era um pretexto para colocar a música do New Order - No Regrets - você conseguiu rs.
Sou suspeito para falar dessa banda que surgiu das cinzas do Joy Division, sem arreependimento rs.

Ana Matusita disse...

Me senti de volta aos bancos escolares. Baita aula!
bj

Adri disse...

isso quer dizer o que exatamente? q eu sou uma chata ou que eu dei uma boa aula? rs rs rs

Mary Joe disse...

Bom, admirei a sua cultura linda, pela explicação. Mas confesso que de tudo, o que mais amei foi o New Order. Adoro essa musica, embora para mim ela tenha um sentido meio acridoce.
Ela entrou na minha vida exatamente na época que meu pai morreu. Entaõ o regret sempre teve algo a ver com a ida dele. O que poderia ter sido e não foi.
Parabéns pelo post.
Ficou ótimo. Como sempre.
Mary Joe