quinta-feira, 16 de abril de 2009

O talento de Susan Boyle




Susan é uma escocesa que vive "sozinha" - na companhia de seu gatinho Peebles. É uma "coroa" de 47 anos, "feia" (todas as notas de jornais online reforçam essa ideia) - nunca foi beijada - e "ridícula" - todos esperavam que ela pagasse um mico. Acontece que Susan surpreendeu não somente a Grã-Bretanha como o mundo todo com sua voz de ouro! A canção escolhida pela cantora foi bem apropriada: I dreamed the dream - do musical Les Miserables. E eu, particularmente, acredito que ela realizou muito mais do que ela pôde sonhar numa vida inteira.

A performance de Susan é emocionante. Não apenas por sua voz magnífica, mas pelo brilho de sua personalidade carismática - alegre, encantadora, humilde mas autoconfiante. Ela desbancou e derrubou vigorosamente a ridícula máscara do preconceito humano que sempre espera o risível e tem o deboche - na cara (quando não diz) e no tom da voz (quando resolve dizer quando devia se calar). Dos três jurados, apenas Amanda (um dos rostos bonitinhos da Inglaterra) não esperou dela o pior. Em seu rosto havia a expectativa do admirável. Foi a única que demonstrou algum respeito pela candidata antes mesmo de sua performance. O escárnio chega ao auge quando Susan diz que seu sonho é ser como Elaine Paige - a grande cantora de musicais da Grã-Bretanha. Nesse momento, a plateia ri. E quando Susan solta sua voz, seguido do breve silêncio constrangedor, a mesma plateia que riu e esperou dela o ridículo, aplaude insurdecedoramente. Bando de hipócritas!

Susan não me surpreendeu - porque eu não esperava dela o pior, o ridículo: ao contrário. Ela simplesmente me emocionou porque ela teve coragem - a coisa mais importante que precisamos ter para enfrentar todas as dificuldades da vida. Susan, você é DEMAIS! Ainda bem que existem muitas Susans nesse mundo. E felizes são aqueles que têm o privilégio de conhecê-las e principalmente reconhecê-las!




14 comentários:

ma. disse...

Pra ver como todo o pré-conceito é, estupidamente, burro.

Roana disse...

Ainda bem que existem muitas Susans nesse mundo.
meeu deus eu estou super emocionada com ela cantando.
sabe quando vc esculta alguém cantando e vem aquela emoção de dentro?
LIIIINDO DEMAIS!

Vy disse...

Realmente emocionante. E ninguém nunca deu crédito para ela por causa de seu visual. Eu admito que eu não daria, que eu começaria a escutar ela cantar como os outros, esperando o pior. E ela tem uma voz fantástica, linda, clara. A letra da música que ela escolheu foi perfeita também. Uau...

Geek Girl disse...

Passei esse vídeo pra uma amiga no MSN e ela perguntou: "não sei pq duvidaram, a voz dela falando lembra muito a Liza Minelli"

Respondo: duvidaram porque ela é feia. Se chegasse uma menina estilo Britney Spears, vestida como puta, ninguém duvidaria.

Eu sou feia e sei como é o preconceito das pessoas. Não só com gente feia, mas como gente gorda. Povo acha que pessoas gordas são fedidas, preguiçosas, entre mais um monte de coisas.

É triste ter que passar por isso. É triste saber que, mesmo se ela for a melhor do programa, quem vai ganhar vai ser uma pessoa não tão talentosa, mas plasticamente melhor.

Essa é a vida. E nada fazemos pra mudar.

Unknown disse...

É incrivel como a maioria olha só para a casca e nem quer ver o conteudo

Anônimo disse...

O ser humano peca em avaliar apenas o externo. Essa moça mostra que talento não se faz no bisturi. Sorte a ela. Otimo post!

Bjinhos

Nuno disse...

Segundo: Eu vi este programa. "Britains got talent e digo que eu tb fiquei de boca aberta. Porque aparecem cada um... Mas Susan foi muito bem. Aqui todos falaram sobre ela, jornais, programas de tv. Bjo

Anônimo disse...

Vc viu a cara do sujeito quando ela falou a idade? É assim, o mundo é dos bonitos, nunca se espera nada dos “feios”, a não ser o pior em tudo! E quando se trata de artes.... Hoje, até lembrei de vc, quando uma colega venho me falar de como uma pessoa que ela conhece “é bonita por dentro”.
Este video é uma boa oportunidade para analisar as “caras e bocas” das pessoas e perceber seus preconceitos nas mudanças faciais. Quando ela fala que queria ser uma Elaine Paige, mostra a reação da plateia “que absurdo....”. “Feios” não tem neste direito né? A moça canta muito melhor do que muita modelo que grava cd´s por ai com pro tools (photoshop para música) e fazem muito “sucesso”.

Nana Pertence disse...

Quando vi este vídeo de Susan me renovei porque a vida nos reserva tantas e boas surpresas!

Adri, obrigada por seu carinho, por cada gesto de amizade que acaricia meu coração! São amizades como a sua (poucas e boas) que me fortalecem em momentos como esse! Ainda conversarei com você sobre o que houve. Meu coração agora está em paz!

Amo-te amiga linda!

Milhões de beijos!

"o poeta da verdade" disse...

Comentar e comentar ... eis a questão .Neste instante é importante notar , observar e acompanhar. Ótima postagem , continue assim !PARABÉNS!

..."Em nosso espírito sofrer pedras e setas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provocações
E em luta pôr-lhes fim? Morrer.. dormir: não mais."

Dafne disse...

Não te abandonei não!!! =p

To comentando com os olhos cheio de lágrimas, gente... Essa mulher deve ter sido reprimida a vida inteira e nunca pode de fato aproveitar o dom que tem. Acho que depois dessa apresentação a vida dela realmente deve ter mudado!

Isso me lembrou um fato similar de um homem esquisito, gordinho e feio que causou a mesma reação de espanto (ruim e bom) na platéia e jurados ao cantar uma ópera, hoje ele é famoso e se não me engano tem até CD.
Beijos!

tha disse...

eie! euja tinha visto esse video da susan boyle! esse british new talent é um programa otimo, sempre tem boas revelacoes nele, mas acho que o que mais aprendemos com esse teste da Susan foi a nao julgar as pessoas pela aparencia. Fico feliz que existam pessoas assim que quebram os paradigmas que sao impostos! bem, um cara que foi otimo tb, foi o paul potts, depois vc procura o video dele, é de arrepiar!
beijocas!
http://thais.defenestrando.net

Anônimo disse...

Lindo post!!! PARABÉNS. Também fiquei e ainda estou encantada com Susan... perfeita, colocou no chão todo o preconceito!!!
Belíssimo!
Bjos,
Ly

Dri Simizo disse...

Oi, Adri! Foi mto emocionante mesmo! E ela saindo depois de cantar sem esperar os comentários? Foi mto engraçado! =)
Aqui em casa gostamos mto desse programa!! Baixamos a 1a. e a 2a. temporada!
Bjs!