terça-feira, 28 de outubro de 2008

Só as mães são (in)felizes



Alguém já parou pra pensar nos versos de Cazuza: Só as mães são felizes? Se a gente presta atenção na letra o que é que realmente ele quis dizer? As mães são felizes - por não terem passado por tudo que ele passou (porque são mães, distintas e respeitáveis - de família!) - ou infelizes (por verem seus filhos sofrendo, por sofrerem a dor do parto e às vezes terem que ver seus filhos partindo)?

Sim, são felizes. Porque só elas têm o poder mais próximo do poder Divino: o poder de gerar uma vida de dentro de si - e destruí-la. A sociedade criou clichês "adoráveis" para a maternidade: "ser mãe é padecer no paraíso", "mãe só tem uma", "mãe é mãe" (e não discuta com elas!). Penso que nós mulheres ocidentais - consciente ou inconscientemente - desejamos tão avidamente sermos mães por essa única razão: tentar recuperar a auto-estima que nos foi espoliada por nossa cultura judaico-cristã. Desejamos ter um filho para sermos iguais a Deus. Quando nasce o nosso bebê, nos sentimos o máximo: Ah, finalmente terei o amor que eu nunca poderei ter de ninguém; criei um laço indissolúvel - nem a morte muda o fato de que meu filho é MEU filho - e o meu amor é o mais sublime de todos! E brincamos de Deus transformando nossas meninas em bonecas e nossos meninos em bibelôs. Fazemos todas suas vontades em troca de destruir-lhes a própria (força de) vontade - para que eles nos obedeçam (afinal, o que vão pensar de mim se meus filhos forem um "malcriados"?). EU SOU SUA MÃE, é o que elas mais gostam de dizer. Por que? Pros filhos nunca esquecerem (como se isso fosse possível)! Só uma mãe tem essa suprema felicidade - têm o poder de oprimir, magoar, maltratar, destruir um ser humano - tanto quanto o de dar liberdade, curar, cuidar e construir um verdadeiro ser humano.

As mães realmente são muito infelizes. Porque esse poder tem seu preço. Essa responsabilidade é uma carga pesada demais. Aliás, todos os erros dos filhos são culpa da mãe. Toda falta, toda maldade, toda crueldade de uma criatura: a mãe é a culpada. E de novo a culpa, a maldita culpa bíblica, recai sobre nós mulheres. Não há como fugir disso. Sendo mães, seremos sempre culpadas.

Por que ninguém entende que "ser mãe" não é nada assim tão importante? Porque "ser mãe" (me refiro a gerar um filho na barriga, parir e criar como "manda o figurino") não significa absolutamente nada diante do verdadeiro propósito da maternidade, algo que somente nós mulheres poderemos alcançar com essa experiência: sermos capazes de amar incondicionalmente. O amor que uma mãe pode dar (independentemente do que ela pode receber) é justamente aquilo que pode nos tornar definitivamente mais próximas Daquela Força Inominável Por Detrás de Todas as Coisas. Talvez seja por isso que enquanto filhos esperamos tanta manifestação amorosa de nossas mães, muito mais que a de nossos pais. Queremos que ela nos exemplifique, que ela nos mostre - sem ressalvas e sem limites - esse amor indescritível que ninguém no mundo inteiro tem para oferecer senão ela!

Assim, minhas amigas - sim, porque é para vocês que eu estou falando hoje! -, sendo mães, seremos felizes ou infelizes na mesma medida em formos capazes de fazer com que nossos filhos conheçam o Amor Profundo Que Permeia o Universo Inteiro!





À propósito da referência, deixo pra vocês asisstirem um trecho de depoimentos de Cazuza.

sábado, 25 de outubro de 2008

Entusiasmo

Uma semana sem escrever. Uma semana cheia de coisas pra fazer. E o que eu fiz? Fiz o nada que eu queria fazer há muito tempo! Um*entusiasmo me dominou no ínicio da semana e muito rapidamente ele foi ziguezagueando dentro de mim e agora não sei o que fazer com ele...

Há muitos anos, eu vi num programa de entrevista que eu assistia com freqüência à tarde uma pessoa dizendo que etimologicamente a palavra entusiasmo quer dizer Deus dentro. Pensando nas sensações físicas e psicológicas causadas por ele, sim... Eu realmente penso que é como se houvesse mesmo um Deus Interno que guia nossos passos e nos faz tomar atitudes que sem Ele não teríamos coragem. Uma força sobrevém e tudo começa a acontecer!

Eu ainda estou na montanha russa. Algumas lembranças que me vieram essa semana me fizeram retomar um problema sério da minha vida. Eu bem que tentei fazer terapia psicanalística, mas o analista era um boçal! Assim, vou ficando na minha auto-análise mesmo.

Hoje eu li no blog da Jini aquele texto do Rubem Alves sobre o que acontece para que a ostra possa produzir uma pérola e me lembrei de uma teoria que eu formei a partir disso. A gente às vezes tem um complexo de ostra: ficar fechado em concha, sem dividir com ninguém nossas dores. E são elas - as dores - que provocam em nós esse desejo de fazer algo de bom, algo de positivo pra mudar a situação (produzir a pérola). Mas tem gente que mesmo criando uma linda pérola a ignora e não a compartilha com ninguém. Você consegue pensar que para tirar uma pérola da ostra é preciso arrancá-la? Bem, eu penso que se eu produzo uma pérola - uma coisa linda que trará felicidade e sorrisos para aqueles a quem eu puder oferecê-la - devido à minha própria natureza, vou querer oferecê-la e não trancá-la dentro de mim!

Desse modo, quero pedir a vocês que torçam para que a minha pérola fique maravilhosa e que eu possa compartilhá-la com todos!

Beijos e bom fim de semana!

*Entusiasmo: do Gr. enthousiasmós, inspiração divina
s. m., excitação da alma, quando admira excessivamente; exaltação das faculdades da alma que torna sublimes os escritores, os oradores e os artistas; arrebatamento, paixão viva; alegria ruidosa.

sábado, 18 de outubro de 2008

Wedding Day - Hoje tem Casamento!


Num mundo de descasados como é o nosso, impressionante como ainda tem gente que se dispõe a fazer o dia do casamento um dia de sonho. A noiva hoje é a Princesa. E o noivo, o Príncipe. Estão todos se preparando para o grande dia... Pais, mães, tios, tias, primos, avós... Todos se arrumando para celebrarem a união de duas pessoas familiares.

Quem se casa hoje é meu segundo primo. Meu irmão mais velho foi o primeiro neto da família. Anos depois, nasceu meu primeiro primo. Depois fui eu. E depois de mim, esse meu priminho que vai casar. Eu adoro ele, o André! Ele tem um coração de ouro, esse menino. Ele era um bebê tão lindo! Tinha o cabelo tão branquinho, parecia uma nuvem. Era um bebê rechonchudo... E uma criancinha linda também. Hoje lembro da nossa infância, dos nossos brinquedos de meninos... Puxa, o tempo voa! A noiva dele é uma moça adorável! Realmente, ela tem tudo de princesa. E eu tenho certeza de que hoje à noite ela vai estar linda.

Eu fico muito emocionada. Sei que casamento (cerimônia com festa) hoje em dia é uma bobagem. Gasta-se horrores com festa, buffet, roupa, viagem, tudo em torno de uma coisa que talvez daqui há anos não signifique mais nada. Essa semana soube que alguém com quem eu iria me casar se descasou. Eu sofri tanto quando ele me deixou pra ficar com ela... E agora? Eu fico pensando que a descasada hoje poderia ter sido eu. Foi melhor assim; as dúvidas a esse respeito se esvanceram há muitos e muitos anos! Minha mãe, minhas tias, todas descasadas! E gente casada fingindo se gostar pra manter as aparências! Mesmo assim, eu acredito no casamento. Por que? Poderia listar vários motivos, mas se resumem num só: sou uma romântica incurável! Adoro filme de casamento! Adoooooooooooooro! Já perdi a conta de quantas vezes vi Bridget Jones (1 e 2). Aliás, isso vai ser tema de um futuro post: melhores filmes de casamento - top 10, com direito a resenha e estrelinhas, que tal? Assim, se eu me casar, pessoas, vai ser pra vida toda. Eu não me casarei para descasar. Prefiro morrer solteira. Digam o que disserem, cobrem de mim isso o quanto quiserem. Só me caso por muito amor! Quando? Quem sabe...

Deixo pra vocês um clip hiper romântico de um casal famoso: Heidi (a super model da Victoria Secrets) e Seal (o cantor). Eu costumo dizer que eu entrarei na igreja ao som de Bittersweet Symphony, mas essa canção é perfeita para um casamento!

Beijos, niños e niñas!

Wedding Day
[Seal]
Today, I give it, all to you,
On this day we recall the memories,
Of what we're goin' through,

[Heidi]
This day, we're gonna win it,
Givin' you all above,
Many minds will recall with us tommorrow,
Followin' our love,

[Seal]
In my heart a place,
A most special place,
And it's all for you,
You're my girl, you're my, angel,

[Seal & Heidi]
The will's the same for us,
Honey they can't be wrong,
Cause everybody knows it was hard to break the sorrow,
Then you came along,

[Seal & Heidi]
In my heart, a place,
A most special place,
And it's all for you,
You're my girl, you're my angel, you're my girl

Oo ooh, aa aah, oo ooh, oo oo oo ooh, oooh and you're the one,

[Seal]
In my heart, a place,
A most special place,
And it's all for you,
And it's all for you,

[Seal & Heidi]
In my heart, a place, and it's all for you,
A most special place, and it's all for you,
And it's all for you,
You're my girl,
You're my heaven, you're my world,

[Seal & Heidi]
In my heart, a place, and it's all for you,
A most special place, and it's all for you,
And it's all for you,
You're my girl,
You're my angel, you're my girl

domingo, 12 de outubro de 2008

Better

Essa semana que passou foi difícil. Peguei um resfriado que me deixou de cama!... Eu, como boa ariana, lutei bravamente e cá estou: melhor.

Eu interpreto as circunstâncias dessa forma: tudo é um desafio para que a gente alcance o melhor: uma saúde melhor, uma idéia melhor, uma vida melhor, enfim... Deveríamos estar abertos para essas experiências com espírito de aprendiz. Tudo é para nos ensinar... Tudo!

À propósito disso que vou contar agora - e não o contrário, como o início deste post dá a entender - eu vim compartilhar o vídeo de uma canção linda chamada Better. O cantor é inglês: de Suffolk (região da Cornuália). Seu nome: Tom Baxter. Ele já está na estrada desde 2004, mas seu último álbum ganhou boas posições nas paradas inglesas em 2007. A canção é singela, bem no estilo das composições do filme "Once" (que ganhou o Oscar de melhor canção original esse ano) e muito parecido com Damien Rice. Seria esse um estilo novo? Parece indie... Mas seria necessário uma categoria especial dentro do indie para classificá-la com propriedade. O clip dessa música é tão adorável! Compartilho com vocês!



Que tenham uma semana MELHOR!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nos braços da Mãe Durga


"Saudações a Divina Mãe Durga, que existe em todos os seres na forma de inteligência, misericórdia, beatitude, que é a consorte do Senhor Siva, quem cria, sustenta e destrói todo o universo".


É da natureza humana cultuar símbolos. Ou externar sentimentos e pensamentos pela linguagem simbólica. É uma grande falta de compreensão dizer que os hindus adoram vários Deuses. A cultura judaico-cristã é intolerante com o entendimento dessa linguagem simbólica. O que o cristão chama "Deus" é expresso pelos hindus em várias formas, com seus infinitos atributos. Para eles, Deus pode ser adorado de diversas formas. Recorrer à Deus numa determinada forma, numa que seja adequada à situação vivenciada, não é apenas natural como muito reconfortante. Deus numa forma feminina, poderosamente protetora é um bálsamo para um devoto cansado e entristecido pelas experiências mundanas. Assim, não poderia querer estar em melhor lugar que nos braços da Divina Mãe Durga.


Durga em sânscrito significa Força (A Invencível) ou Lugar protegido de todo mal (A Inacessível). Durga está sempre agindo a favor de seus devotos contra todo mal. O simbolismo de suas vestes, sua montaria (um tigre ou leão), seus inúmeros braços é bastante complexa. Mas explicações são irrelevantes se não existe entrega. Explicações satisfazem a mente e aquietam precariamente o coração, mas não o espírito. Em essência, sabemos que há algo além de qualquer explicação, algo que transcende a tudo e a todos... Dizem que no Durga Puja (setembro-outubro), o devoto que fizer com fervor e sinceridade um pedido à Divina Mãe Durga será abençoado por sua Doce Misericórdia, sob sua Amorosa Proteção. Ao que tudo indica, esse dia é HOJE. Façamos então um pedido sincero com o coração fervoroso e confiante na Mãe!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Terapia do Origami de Estrelinha

Meus amigos queridos que me acompanham de perto (mesmo de longe) sabem o momento turbulento que estou passando. E tudo passa. Isso é certo... Tão certo como a morte vai chegar pra todos e pra cada um. Eu ando melancólica, eu ando triste, eu ando saudosa, eu ando com medo. Mas a cada passo que eu sou convidada a dar, eu ergo meus pés do chão e sigo. Não tenho outra opção melhor do que essa!

Quando estive no Rio, eu conheci a Angel (Angélica - do blog By Angel). Ela, junto com a Adrika, são amigas blogueiras de longa data. O "acaso" sempre me levou pra mais perto da Adrika, uma pessoa que eu amo do mais fundo do coração. A Angel é um docinho... Nos falamos pouco, mas ela sempre foi gentil e tem hábitos e gostos bastante parecidos com os meus. Acho que é o que nos aproxima a todos, afinal... Eu levei pra ela uma lembrancinha da Adrika - papéis pra origami de estrelinha. Eu e a Dafne fomos até a casa dela juntas. Vimos o cantinho dela, a cachorrinha e a Blythe dela. Ela nos ensinou como fazer a estrelinha de papel. A Dafne é mais jeitosa que eu e aprendeu muito mais rápido. Depois de muito treino, consigo fazer belas estrelinhas agora! Ah, que delícia! A gente pega uma tirinha e pensa: "é só mais essa"! Que nada! Num piscar de olhos a gente faz umas cem! Só tem um probleminha: o papel está acabando! E aqui em BH, no único lugar que vende, está em falta! T__T


Então, pessoinhas queridas! Eu vasculhei na net e achei uma loja sensacional: Gana Presentes. Fica no Bairro Paraíso, mas eles têm uma loja virtual (Origami Coreano). Os preços são bons e a entrega é rápida (especialmente se for via Sedex). Eu paguei num dia de manhã e em menos de 24 horas minha encomenda já estava comigo.


Quer aprender? Veja o passo-a-passo:


Fonte: Sonho Lilás


Eis as fotos das estrelinhas que eu tou fazendo...








Uma ótima semana pra todo mundo! v^_^v