terça-feira, 19 de agosto de 2008

Antologia Delicatta III


Não é nenhum segredo que eu gosto de escrever. Acho mesmo que me expresso muito melhor por escrito. Está fazendo um ano que escrevi um conto baseado em fatos reais intitulado "A Sorte é um Banco 24 Horas" em homenagem a um (muito querido) amigo - R. Schierz. Tudo começou com um sonho muito significativo - eu nunca me lembro dos meus sonhos, nunca! - em que os números 7 e 11 se fizeram presentes. Eu sabia que eles representavam algo importante que eu precisava entender. Meu namorado e eu somos muito junguianos e sempre estamos tentando entender o que um sonho quer nos dizer. Havia comentado com ele e depois com esse meu amigo, o Schierz. Perguntei se ele jogava no bicho, talvez fosse um bom palpite para jogar, ao que me disse que ia saber com um amigo dele. Tempos depois, já nem me lembrava do assunto quando me revelou não somente quais eram os bichos correspondentes aos números do sonho mas também que havia arriscado 50 centavos no meu palpite: ganhou 125 reais. Mas o amigo dele que teve mais fé no palpite e ganhou 10 vezes mais que ele!! 'Eu te falei pra jogar! Por que não apostou mais, seu bobo?' - disse, me acabando de tanto rir - 'Essa foi tão boa que daria um excelente conto!', ao que me respondeu: 'Escreva!'. Foi o que fiz. Em 20 minutos estava escrito. Esse texto ficou guardado até março desse ano quando recebi o convite para participar de um Concurso Literário chamado Projeto Delicatta. Idealizado por Luiza Moreira, o concurso, em sua 3ª edição, buscou novos talentos literários através da web - via Orkut. O principal objetivo do concurso é permitir que pessoas comuns tenham a oportunidade de divulgar seu trabalho em uma publicação - lançada na Bienal do Livro de SP - que reuniu nessa edição mais de 80 autores de todo Brasil - inclusive três participantes de Portugal.


No último sábado, o projeto reuniu os autores para premiação dos melhores em várias categorias. Tendo em vista a diversidade e a qualidade até ter o livro em mãos eu desconhecia, confesso com toda sinceridade que não esperava receber o prêmio de autor revelação pelo texto "A Sorte é um Banco 24 Horas". Na coletânea, estão também dois poemas: "Sonne & Meer" - dedicado a uma amiga chamada Alda Niemeyer - e "Relicário" - dedicado à minha querida professora de Francês Beatriz Vaz Leão.


Eu não quero parecer uma falsa humilde... Por isso, ainda que eu me sinta merecedora de reconhecimento por fazer bem aquilo que eu mais gosto na vida, eu sinto que esse prêmio pertence aos meus amigos que me inspiraram: R. Schierz, Alda Niemeyer e Beatriz Leão. Merecem igualmente essa homenagem todos aqueles que estiveram ao meu lado e não estão mais - voluntária ou involuntariamente -, aos que estão e aos que ainda vão estar... Porque são eles que me movem a estar aqui compartilhando meus pensamentos, sentimentos e vivências.

8 comentários:

Anônimo disse...

Você nesta foto, já tá com cara de escritora (rs).Parabéns Dri,imagino como você ficou feliz lá na hora. Você nasceu escritora, e sabe disto. Talvez, vc não sabia com que texto iria ganhar, mas algo dizia pra vc que iria ganhar alguma coisa.

Menina disse...

Amiga, que ótima notícia! Estou muito orgulhosa de você! Parabéns e que este seja apenas o primeiro de muitos que virão. Você merece!
Beijos do coração!

Joy Cerimonial disse...

Faz tempo que não nos falamos ou nos vemos. Desde nossa formatura. Não por falta de vontade, mas por falta de oportunidade mesmo. Fico feliz em saber que está caminhando em direção à realização de seu grande sonho! Uma grande escritora! Parabéns! Você merece essa e muitas outras vitórias ainda por vir!!
Adoro vc!!

Lisarbinha disse...

Minha querida amiga!

parabéns pela conquista...

escreves bem e com o coração...

sabes o qto és importante para todos nós, q te amamos...

Dafne disse...

Mas essa minha amiga é realmente MUITO CHIQUE!!! =)
Vc é uma pessoa unica e merece esse prêmio! É divertida, animada e tem diversos causos engraçados para contar. Tenho certeza que nessa cabeçonha existem mihares de idéia e palavras doidas para serem expostas e ficarem conhecidas por diversas pessoas... e tenho certeza que esse Blog veio em ótima hora e te ajudará a movimentar mais esse seu lado escritora que vc tanto ama e tanto deixa recluso.
Aproveite o tempo, esqueça essa tristeza inexplicada e coloque a mente para funcionar... Afinal, quem escreve seus males espanta!
Tá, a frase não é bem essa, mas vc não acha que dá no mesmo? ^__~

Beijos Grandes!
Te adoro....
=*

Dafne disse...

AH! Vc comentou que não sabe o que é Meme, né?
Então vou te explicar com as "palavras" da Wikpedia:

Um meme, termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller controverso O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da "linguagem como vírus", afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos.

Ainda que tal possa surpreender alguns defensores da memética, conceitos similares ao de meme antecedem em muito a proposta de Dawkins, ocorrendo por exemplo no ensino Sufi, segundo o qual os Muwakkals são considerados como entes autónomos e elementares que constroem o pensamento humano.


E nos Blogs existem brincadeiras que o pessoal chama de Meme, que são na maioria das vezes perguntas com respostas e que no final a pessoa que postou o indica a outros Bloggers. =)
Acho que são legais, principalmente por fazerem os leitores conhecerem melhor o dono do Blog!

E vc viu que eu te indiquei ao Prêmio Dardos?! Com certeza vc é uma merecedora!
Beijos e Boa Semana!!!

Anônimo disse...

ô menina chique sô!

beijos!

Sely-chan

PS.: nao esqueci que vc quer os dvds do kenshin, ta?? XD

SheilaMelo* disse...

Parabens amiga!!!!!

tudo que se faz com o coraçao, se faz sempre melhor!!!!

como disse a outra amiga embaixo, que este seja o primeiro de muitos!!!!!

sinta-se abraçada, beijada, e parabenizada, por mim, e com muitas saudades!!!!


beiso querida!!!!

sheila melo