domingo, 12 de maio de 2013

Ela é minha Lua - Dia das Mães 2013

Para minha mãe



Mais um domingo está terminando. Aquela melancolia costumeira não teve vez hoje porque foi o Dia das Mães. O dia em que entregamos o presente escolhido com carinho e almoçamos com a mãe mais querida do mundo: a nossa. No ano passado, eu falei das esquecidas. Esse ano, quero falar diretamente para minha mãe porque não pude estar com ela, mas esteve em meus pensamentos e em meu coração o tempo todo. Hoje ganhei uma rosa porque disseram que todas as mulheres são manifestações da Mãe. Toda mulher é mãe... Mãe de seus amigos e amigas, dos filhos dos seus amigos, não é? Eu me sinto mãe de todos a quem dedico atenção, carinho e amor...

Esse é o segundo ano consecutivo que não posso estar com minha mãe nessa data. Eu lamento, claro, mas as circunstâncias da vida me obrigam a entender e a aceitar que nosso amor deve ser manifestado sempre, mesmo quando existe um dia especial para expressá-lo. 

Minha mãe sempre achou que eu preferia meu pai a ela. Engraçado que quando eu digo que ela prefere meus irmãos a mim, ela se zanga e acha absurdo. Demorei muitos anos para entender algumas coisas fundamentais sobre família e a relação pais e filhos. Ao contrário do que já ouvi falar inúmeras vezes - "Quando você for mãe, você vai entender" -, eu compreendi que há muitas razões porque pais parecem preferir filhos. As pessoas têm afinidades. Pais e mães são pessoas. Isso não quer dizer que amam mais ou menos um filho ou outro, mas que há uma identificação maior com um filho. Claro que às vezes isso pode passar para uma predileção injusta, mas não é uma regra válida para todos os casos. Então, demorei muito para perceber que minha mãe não gosta menos de mim; é que ela sempre achou que preciso menos dela que meus irmãos. Assim, aprendi várias coisas sem sua ajuda... Minha mãe nunca precisou fazer a lição de casa comigo. Aprendi a amarrar meu próprio cadarço, rezar o Pai Nosso e a cozinhar também. Sempre fui, como meu pai, expansiva, comunicativa e cheia de iniciativa. É por isso que sempre pareceu que eu o amava mais... É que eu só estava expressando as qualidades que herdei dele mais do que as que herdei dela. 

Meu pai era o sol: impõe sua luz à força, abrasava tudo com sua força de vontade, gostava de cor, de som e voltado para o exterior. Minha mãe é a lua: sua luz é suave e se expressa docemente em fases; suas cores são sóbrias - preto e cinza - séria e muito, muito voltada para o interior. Hoje tive esse insight: Deus sendo Pai, também é Mãe. Sol e Lua são respectivamente Deus como o Sempre Existente e Sem Forma e Deus Pessoal Com Forma. A presença de Deus é representada pelo sol que ilumina e permeia tudo. O poder criador, gerador e mantenedor de Deus se manifesta na Natureza - tudo nasce e cresce pelo Amor da Mãe. A Lua, portanto, representa um aspecto da Mãe como Natureza - que também tem fases, (assim como as estações do ano que fazem florir e frutificar) que regem as águas. A Lua representa a Mãe Divina e nós todos as infinitas estrelas do céu. As estrelas são filhas da lua. Imagine a noite escura sem a luz do luar? A luz das estrelas não são suficientes para iluminá-lo... Ainda que a luz da lua não seja própria, a lua consegue refletir com perfeição a luz que vem de Deus, o sol. Por isso, todas as mães são a mais perfeita manifestação dos maiores atributos divinos: o dom de gerar a vida e amar seus filhos incondicionalmente. 

Todos sabem que as propagandas de margarina não mostram a realidade da vida em família. E minha relação com meus pais esteve muito longe de ser modelo para esse tipo de comercial. Porém, posso afirmar com toda certeza do meu coração: eu tive o melhor pai e tenho a melhor mãe para me tornar a pessoa que desejo ser. Durante muitos anos, manifestei todas as qualidades do meu pai e hoje reflito as da minha mãe: sou uma pessoa mais sóbria, mais autocentrada, prática, responsável e administro minha própria vida. Se hoje sou uma pessoa melhor, é porque sigo seu exemplo de honestidade, de retidão e de disciplina. Um dia, minha mãe disse que eu era sua estrela. Ela tem razão... E ela é minha lua!




Nenhum comentário: