domingo, 16 de agosto de 2009

Variações sobre o tema

Faz tempo que estou pensando em criar essa coluna no blog. Na verdade, meu blog passou por muitas fases: uma release de músicos indie, mimimi de vida pessoal, filosofia de ponto de ônibus... Mas eu espero que você entenda que é assim que eu sou: uma mulher de fases (foi sem querer fazer alusão à música dos Raimundos - foi inevitável!). E sou desorganizada também. Mas pretendo - juro que não vai ser apenas pretenção, vai se tornar realidade - criar um domínio bem organizado, um canto para você vir não só filosofar, saber de músicas, filmes e livros, mas outras coisas também. Dentre elas, apreciar (ou não) uma receita diferente! Sim, diferente. Não vou postar aqui receitas comuns. Sempre vão ser diferentes - mesmo que sejam triviais. Essa coluna vai se chamar "Variações sobre o tema". A ideia inicial é testar uma receita diferente - com ingrediente esquisito/raro - ou uma receita comum reformulada - aliás, toda receita que cai na minha mão nunca fica igual. Eu SEMPRE mudo alguma coisa. Às vezes dá muito certo, às vezes muito errado.

Hoje estreiam a coluna "Variações sobre o tema" as blogueiras fofas-amadas-idolatradas-salve-salve, Adriana Simizo (Kanten) e Ana Sinhana (AnaSinhana). A primeira é crafter pro de gêneros alimentícios - tudo que ela faz é de comer com os olhos primeiro de tão lindo! E a segunda é uma crafter maga dos tecidos - faz coisas lindíssimas! Quem sou eu para ter habilidade que elas têm! Eu as admiro e sigo pelo Twitter.

Então... Elas toparam testar a receita de bolo de chocolate com ingrediente esquisito: MAIONESE! A receita original faz parte de um dos livros de culinária da Hellmann's. Quando tinha promoções de juntar rótulo para receber, sempre participava. Tenho vários aqui da União também... Essa receita, na minha opinião, dá o melhor bolo de chocolate que eu já experimentei: uma massa úmida, por incrível que pareça, leve, fofinha. Eis o que a minha versão levou de diferente: uma colherinha de chá de cardamomo (depois que "descobri" essa especiaria, uso em tudo pra testar - já usei em pão e iogurte; hoje no bolo), açucar de baunilha e cacau em pó proporcionalmente medida com achocolatado Toddy sabor Suíço. E, obviamente, a Maionese Hellmann's. Fui testar também a minha forma de silicone jamais utilizada há mais de um ano esperando uma oportunidade...



Ih, deu problema: a forma era menor que a quantidade de massa. Resultado: derramou. Ainda bem que eu coloquei a forma de silicone dentro de um tabuleiro retangular, senão ia ser uma lambança só dentro do forno e minha mãe ia endoidar! Não sei se foi a forma ou se a temperatura do forno não estava adequada... O bolo não assou por igual. E levou mais tempo que o indicado na receita.

Depois do teste do garfo, tirei o bolo do forno, esperrei esfriar um bocado e desenformei. Não é que ele saiu inteiro sem muita dificuldade? Forma de silicone rocks a lot! O glacê da receita original é HORRÍVEL - muito doce, enjoativo... eca! Pretendi fazer uma receita antiga da minha mãe, mas não encontrei. Então, fiz uma mistura de creme de leite e chocolate meio amargo derretido em banho maria. Como não gosto de chocolate granulado, enfeitei com bolinhas de chocolate preto/branco. Não tá uma brastemp, mas acho q tá gostoso!



Teste agora você e venha me contar! ;)

8 comentários:

Ana Matusita disse...

Adri! Ficou um bolo com cara de festa!
Adorei a experiência e as lembranças que vieram com ela!
Bjs chocolatosos,
Ana

Anônimo disse...

É mesmo ficou com cara de festa. Eu gosto de bolo de chocolate, mas quando fica muito doce, enjoa. Aqueles tb que ficam muito seco,só dá sede. Você devia fazer gastronomia..

Dazi disse...

Adorei a idéia de cada uma fazendo e postando sobre a mesma coisa! :D

Dri Simizo disse...

Adri! Há..vc aproveitou e usou o cardamomo no bolo! =D!!
Foi bem bacana a postagem simultânea. Não conhecia a receita =) e cada uma deu um toque especial!
Bjs!!!

Adri disse...

ana, obrigada, viu? aqui... vc não acha tmb q a Hellmann's mudou? antigamente essa massa ficava mais úmida!

cláudio, queria ter te dado um pedaço desse bolo. nessa casa de gulosos, já virou fumaça. pra vc, faço qtos vc quiser! gostaria sim de fazer gastronomia... mas eu acho q não vai ser nessa vida.

carola e dri, ah, foi um barato mesmo! adorei fazer... espero q vcs se animem a participar da próxima moda q eu inventar! 8D

Samara disse...

menina, não é q tem mesmo esse bolo q vc falou? kkkkkkk um dia eu tento!!!

Adri disse...

tenta samara!
é uma delícia...

ma. disse...

Variações sobre o tema? Anda conversando muito com o meu pai hein?

Beijoss