quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

The Lake House (2006)


Toda menina é educada para gostar de rosa, brincar de boneca e de casinha, sonhar com os contos de fada e ser a princesa à espera do príncipe encantado. Quando a gente vira mocinha, só não brinca mais, mas os sonhos são os mesmos. Somos as princesas suspirando pelo príncipe de armadura brilhante que virá nos salvar, que vai ser gentil, que virá nos amar, nos fará sua rainha e nos construirá um reino de amor, de paz e felicidade. Por isso, lemos romances e vemos filmes românticos. Lembro como se fosse hoje quando eu pegava os inúmeros romances Júlia da minha madrinha para ler nas férias e me divertir. Foi quando eu descobri que queria ser escritora.

Toda menina nasce com talento para imaginar e idealizar um mundo romântico em torno de si. E assim, a gente acha que o primeiro beijo é o mais inesquecível, o primeiro namorado vai ser o único e o casamento vai ser o coroamento do nosso anelo mais almejado. The Lake House, ou A Casa do Lago, é o retrato fiel do sonho das mulheres que foram a menina e a garota que eu fui um dia. Uma mulher realizada profissionalmente - Só lhe falta o grande amor. Um homem solitário em busca de algo que preencha o vazio de sua existência. Uma mistura perfeita de vários clássicos do cinema: Love Affair (tão clássico que já fizeram dois remakes dele), Somewhere in Time (Em algum lugar do passado), 84 Charing Cross Road (Nunca te vi, sempre te amei) - para citar apenas as referências mais especiais, porque há várias! Seria ofensivo dizer que o roteiro é um Frankenstein dos dramas românticos do cinema que eu mais gosto? Acho que não... O personagem de Mary Shelley é extremamente romântico. Aliás, o roteiro também faz menção à autora inglesa Jane Austen - autora dos livros mais suspirantes para mocinhas do mundo! Achei que o filme fosse adaptação de um romance para as telas do cinema, mas na verdade é um remake de um filme coreano chamado Il mare ou Siworae, lançado 6 anos antes. A trilha sonora torna o filme ainda mais especial. A música tema é de ninguém menos que o eterno Beatle Sir Paul McCartney. This never happened before, do álbum Chaos and Creation in the Backyard, lançado em 2005, embala a cena mais romântica do filme inteiro. Ganhou vários bônus por incluir Nick Drake também!

Toda menina cresce. Nem todas gostam disso. Algumas, continuam sonhando mais do que as outras - as que se dizem realistas. Por isso, nós vamos ao cinema para rir e chorar vendo histórias de amor - de preferência, com final feliz. Para essas mulheres, recomendo uma Casa do Lago. E levem seus príncipes para ver junto!



3 comentários:

Anônimo disse...

Lembro quando vc falou desse filme, sempre quis vê-lo. Não vi por falta de oportunidade. Parece bom. E a trilha inclui grandes mestres da música.
Acho q o grande amor de nossa vida é na verdade a Perfeição oculta dentro de nós que aprojetamos nos outros.
Vamos ver juntos um dia?

Dri Morango disse...

Belo texto.
Também sou assim... romântica incorrigível.
Vou assistir ao filme.
Bjks

Ann M. disse...

vc me fez criar coragem pra ver esse filme e não preciso dizer (pq jah disse) que eu gostei ne? hehehehe