segunda-feira, 25 de maio de 2009

Aula de Romantismo

Não entendo porque eu nunca levei tão a sério a minha brincadeirinha de infância preferida: brincar de aulinha. Eu adorava um giz e queria um quadro negro! Minha tia - que tem quase a mesma idade que eu tinha. Eu adorava! Essa política da sociedade - e da própria categoria - de depreciação do ofício do magistério conseguiu fazer com que eu perdesse muito tempo. Demorei demais para seguir o que sempre foi a minha vocação. Mas eu não vivo depressa demais. Vivo cada segundo; devagar. Tenho pressa, é verdade. Mas, o fruto verde não tem sabor - tem que estar maduro primeiro.

Eu adoro estar numa sala de aula! Não existe outro lugar que eu poderia me sentir melhor. É lógico que eu tenho limitações e dificuldades. O fruto ainda está amadurecendo, é bem verdade. E por é bem por isso que o entusiasmo não me abandona. Quero sentir o sabor...

Hoje foi nossa primeira aula sobre o Romantismo - o estilo de época. Puxa, eu voltei no tempo uns 20 anos. A minha professora de Literatura na época levou a música Exagerado - do Cazuza para ilustrar sobre o romântico, a atitude do romântico. Eu tive uma ideia um pouco diferente. Quem conhece o Vander Lee? Estranho é o fato dele ser daqui de Minas, um Belo Horizontino, e não ser conhecido! Românticos é uma música perfeita pra ilustrar o espírito do romântico (que pode ser eu, pode ser você) e do poeta daquela época. Meus alunos amaram! E hoje foi só o começo...



6 comentários:

Nuno disse...

Hhehehe, e eles depois irao começar a fazer serenatas na sala e a professora o que dira? belo post...

Priscila Rôde disse...

Olá,olhando outros Blog, encontrei o seu! Nossa, que bom que gosta tanto assim do faz,admiro tal profissão!
Em relação ao Vander Lee, gosto muitisso,não só de Românticos,mas gosto muito também de: Meu Jardim,esperando aviões,aonde Deus possa me ouvir.Enfim,as músicas dele são ótimas,com seu post não foi diferente!

Abraços!

Anônimo disse...

Fico feliz de ver que vc encontrou o sentido profissional da sua vida: ser professora. Você sabia que ele gravou com DJ Renegado, que é também de BH?
Conheço quase nada da música do Vander, não curto este tipo de som - não tenho nada contra. Sou muito rocker para se fã dele.

Priscila Rôde disse...

Oi Adri, obrigada pela visita!
Estarei sempre aqui também!

Beijos

Unknown disse...

Bacana! Estou trabalhando com ao Romantismo e o Realismo em minhas turmas de arte. Tento dinamizar as aulas mesclando diversas linguagens artísticas. Quero mostrar para eles como a arte se apropria dos eventos sociais apara se comunicar coma com as pessoas. E como apesar desses movimentos artísticos ocorrerem no século XIX, ainda se encontra presente nos dias atuais.

Unknown disse...

Bacana! Estou trabalhando com o Romantismo e o Realismo em minhas turmas de Arte. Tento dinamizar as aulas mesclando diversas linguagens artísticas. Quero mostrar para eles como a arte se apropria dos eventos sociais para se comunicar com as pessoas. E como, apesar desses movimentos artísticos ocorrerem no século XIX, ainda se encontram presentes nas produções artísticas atuais.