Em 2008, tive a sorte e a honra de conhecer uma amiga fabulosa: D. Alda Schlemm Niemeyer. Durante minha breve estadia em sua adorável casa na linda cidade de Blumenau (bem antes das cheias), ouvi dela muitas histórias e recebi muitas lições. Alda quer dizer Sábia. Realmente, ela sabe das coisas... E foi dela que, pela primeira vez, ouvi falar de Morokulien - a república da Paz.
Paz é uma palavra que fica na moda no mês de dezembro e ganha todo seu esplendor no último dia do ano - para cair em desuso nos outros novos 365 dias. Todos desejam paz uns aos outros no dia de hoje, mas porque será que não temos paz? Com a mente sempre ocupada com desejos e o corpo em movimento para realizá-los, que tempo temos para sentir e levar a paz?
Todos hoje estão animados, preparando a ceia, cheios de esperanças para o ano vindouro. Que tal experimentar o molho que eu aprendi com a D. Alda? Ela aprendeu com seus amigos em Morokulien e, por isso mesmo, esse molho para salada leva esse nome - uma celebração à paz e à amizade...
Ingredientes:
1 Cebola
Açucar (o suficiente para envolver a cebola)
Pimenta do reino (a gosto)
Sal (a gosto)
Azeite (5 colheres de sopa)
Vinagre (5 colheres de sopa)
Modo de fazer:
Picar a cebola em cubinhos bem pequenos e deixar descansar no açucar. Ela vai ficar bem transparente e mudar o sabor e textura. Juntar a pimenta e o sal e deixar descansar um pouco.
Acrescente o azeite, misturando bem. Ajuntar o vinagre e está pronto!
Você pode usar usa imaginação e agregar mais ingredientes - maionese, alfavaca, orégano, manjericão, mostarda, o que você quiser!
Lembrando dessa minha amiga, de outros que não estão tão presentes e aqueles que já não estão mais nesse mundo, tentei sentir a paz que eu desejo todos os dias - para mim, para vocês e especialmente para aqueles que mais precisam...
Um Feliz 2010 para todos nós!