Tenho notado que tenho estado aqui apenas em ocasiões como essa. Em todos esses anos de existência, esse blog já foi o meu melhor amigo durante algum tempo. É por essas e outras que nunca o deletei. Meu blog é ainda meio estilo Web 1.0, quando eles eram apenas um diário virtual que as pessoas podiam acessar e ler. É engraçado pensar que isso hoje virou profissão (entrevistam uma guria na tv e colocam na frente do nome 'blogueira'). Prefiro que continuem se referenindo a mim como professora mesmo...
Sou de um tempo em que a internet, tal qual é, era impensável. A forma mais próxima de se fazer amigos do mundo inteiro sem ter dinheiro para viajar o mundo todo era através de cartas. Nos anos 90, eu participei de um grupo chamado International Pen Friends e me correspondi com pessoas de todas as partes do mundo, quase que da mesma forma que conversamos virtualmente só que de uma forma infinitamente mais lenta, porém maravilhosa. Há algum tempo, uma amiga querida resgatou essa coisa no que ela chamou de Clube da Carta e centenas de pessoas se correspondem agora através dessa ideia bacana.
Amizade é um tema muito caro a mim. No semestre passado, usei esse tema para ensinar inglês (!) em uma turma e fui surpreendida por um de meus alunos que escreveu uma redação sobre o "melhor amigo" sem que essa fosse uma tarefa avaliativa. O texto ficou tão bom que ele está colado na porta do meu guarda-roupa. Já na primeira oração, o texto diz o seguinte: "O melhor amigo te dá a liberdade de não ser perfeito". Nessa pequena sentença, meu aluno (inesquecível) resumiu muito do que amizade significa para mim. Pessoas não são perfeitas. Amizades não são perfeitas. Todos têm "defeitos". se você não for capaz de aceitar os defeitos de alguém que você chama de amigo, esse alguém é qualquer coisa para você, menos seu amigo.
Meu aluno disse "meu melhor amigo não aceita que eu lucre com a mentira". O verdadeiro amigo não é aquele que sempre te elogia e bate palmas para tudo que você faz. O melhor amigo é aquele que te diz palavras amargas de um jeito doce. É aquele que te diz a verdade, quando todos ao seu redor estão mentindo... O melhor e verdadeiro amigo é aquele que muitas vezes te contraria, mas, sobretudo, te respeita.
"Meu melhor amigo me permite ficar só, mas não me deixa solitário", disse ele. Essa oração define uma máxima que costumo dizer sempre: Amizade não é tudo. Amizade MAIS CONSIDERAÇÃO é tudo. Como bom e leal amigo, devo ser capaz de saber dar espaço para que meus amigos respirem sem mim. Saber entender que eles não precisam de mim o tempo todo e que nem sempre eles podem me dar o que preciso quando preciso e que isso não significa que eles me abandonaram ou que não são meus amigos. Meus bons amigos estão sempre comigo, no meu coração...
Amizade não é barganha. Não posso me sentir amiga de uma pessoa só porque a amizade me oferece algum benefício moral ou material. Amigo é aquela pessoa a quem meu ombro será sempre oferecido em qualquer situação. Por isso, dedico essa postagem e essa canção (que veio como um hino à minha mente logo que acordei, como um sinal para que eu escrevesse aqui hoje e a postasse junto) a todos meus amigos que prefiro não nomear. Aqueles que chegarem até o final dessa mensagem sabem que é para eles essas minhas palavras. FELIZ DIA DO AMIGO!