sábado, 20 de agosto de 2011

Amores Perfeitos

Foto: Cris Masson

Para Fabiana Abud 

Sempre gostei de Amores Perfeitos. São tão coloridas e delicadas... Já tive muita vontade de cultivá-las, mas é uma das flores mais sensíveis que já conheci. Elas gostam de climas frios. Comecei a pensar neles - os amores perfeitos - ao ver um vaso repleto dessas florzinhas coloridas num vaso em plena Faria Lima. 

Quem não quer um amor perfeito? Todos querem. Mas quantos são aqueles que oferecem a todos um amor perfeito? 

Amores Perfeitos são fecundos em solo solto e rico em substratos orgânicos. Nessas condições, exigem poucos cuidados, mas são sensíveis ao excesso de calor. Tendo completado seu ciclo, rapidamente fenecem. Sua tricoloridade nos remete à tríade divina -  Pai, Filho e Espírito Santo - e o mito grego que conta a história de seu surgimento no mundo inspirou a famosa peça Shakespeariana "Sonhos de Uma Noite de Verão". Seu simbolismo denota que a perfeição do amor consiste num delicado equilíbrio do sentimento, a razão e o pensamento (seu nome em francês é pensée e em inglês pensy, que significa pensamento). Aquilo que o poeta diz ser eterno enquanto dura é o fogo fátuo da paixão que só se apaga ao contato com o amaríssimo fel da desilusão. Amores Perfeitos não nos abrasam ou ferem: antes, nos enlevam e nos transformam em pessoas melhores.  

Deixe-me transcrever algumas considerações sobre o Amor nas palavras de Paramahansa Yogananda: 

"Busquei o amor em muitas vidas. Para saber o que é o amor, derramei as lágrimas mais amargas de separação e arrependimento. Sacrifiquei tudo, todo o apego e toda a ilusão, para compreender, afinal, que estou apaixonado pelo AMOR apenas...

Muitas almas se perguntam, numa atitude triste e desamparada, por que o amor foge de um coração para o outro. ...

[Mas] o Senhor sempre vos sussurra em silêncio:

"Eu sou o AMOR. Porém, a fim de [que vós] experimenteis o ato de amar e a dádiva do amor, dividi-Me em três: o amor, o amante e o amado..."

Como pai, bebo o amor reverente do manancial do coração de meu filho. Em forma de mãe, bebo o néctar do amor incondicional do cálice da alma de meu bebezinho. Na criança, absorvo o amor protetor da razão justa do pai. Como infante, bebo o amor imotivado no santo graal da materna atração. Patrão, bebo o amor cheio de consideração que vem do frasco da amabilidade do servidor. Como servidor, sorvo o amor respeitoso no copo do apreço do patrão... Na forma de amigo, bebo dos mananciais borbulhantes do amor espontâneo.

Estou apaixonado somente pelo AMOR, mas me permito ser iludido quando, como pai e mãe, apenas penso no filho e me compadeço dele; quando, como amante, só me preocupo com a pessoa amada; quando, como servidor, vivo apenas para o patrão.

[Mas o Senhor sempre nos sussurra em silêncio]:

"É por essa razão que transfiro o pai para o mundo astral, quando ele se esquece que é o Meu AMOR, não o seu, que protege o filho. Arranco o bebê do seio da mãe, para que ela possa aprender que era o Meu AMOR que ela adorava nele. Arrebato o bem-amado daquela que o ama e que imagina ser ela a quem ele ama, em vez de ao Meu AMOR, que responde nela..."

Os seres humanos importunam-se mutuamente: "Ama apenas a mim". Por isso, torno frios seus lábios e os cerro para sempre, para que não mais pronunciem essa inverdade. Visto que são todos Meus filhos, quero que aprendam a falar a verdade suprema: "Ama o AMOR Uno em todos nós". Dizerdes a outra pessoa: "Eu te amo", é falso até que compreendais a verdade: "Deus como amor em mim está apaixonado pelo amor que Ele tem em ti".

A Lua se ri de milhões de amantes bem intencionados que, sem saber, mentiram aos seus entes queridos: "Eu te amarei para sempre". Suas caveiras estão disseminadas pelas areias da eternidade, varridas ao vento. Eles já não mais podem usar o alento para dizer: "Eu te amo". Não podem recordar nem cumprir sua promessa de se amarem para sempre...

Aqueles que Me amam na forma de uma única pessoa, ou que Me amam imperfeitamente em alguma pessoa, não sabem o que é o AMOR. Somente conhecem o AMOR, aqueles que Me amam com sabedoria... - aqueles que Me amam, perfeita e igualmente, em todas as pessoas, e que Me amam, perfeita e igualmente, como todas as pessoas".

domingo, 14 de agosto de 2011

Muitos Tons - Feliz Dia dos Pais


Para a Família Veiga

Hoje o dia amanheceu cinza. Meu coração também está em tons acizentados. Acho que o meu pai coloriu o céu da minha vida por muitos anos e agora estou sentindo falta... Ao contrário de hoje, ontem foi um dia azul. Em tons muito claros, cheios de luzes maravilhosas. Luzes do carinho, da amizade, da fraternidade e do amor da família.

Quem me lê sabe bem que estou numa ilha cercada de arranha-céus e carros por todos os lados, exilada e orfã da minha família. Entretanto, nesse fim de semana acho que encontrei uma grande família: a família Veiga. O Veiga Júnior, semente forte de sua raiz, entra nas casas da gente todos os dias, mas nem por isso somos capazes de imaginar que esse que, em tons de verde-amarelo, faz a gente rir, é uma pessoa tão séria e amorosa com os seus. Em seus próprios tons, recebe com hospitalidade e gentileza aqueles a quem abre as portas de sua casa. Nunca imaginei que um dia esse encontro pudesse acontecer. Será que um dia desejei? Acho que sim. E começo a ter medo do que desejo porque acaba acontecendo. 

O Veiga pai é saudoso. O Veiga filho, hoje pai, é carinhoso e amado por seus dois casais de adoráveis e amáveis crianças. Sua esposa, sempre a seu lado, é gentil e forte. E tive a oportunidade de conhecer uma família feliz, tão feliz, que ofende a propaganda de margarina.

O sentimento mais torpe do mundo é a inveja porque ela faz com que percamos a maravilhosa e singular alegria de nos sentirmos genuinamente felizes com a felicidade dos outros. A família Veiga reunida me lembrou dos tempos em que a família Oliveira se reunia nessas ocasiões especiais como a de hoje. Papai era o primeiro e mais empenhado em manter avós, netos, filhos, sobrinhos, primos, cunhados, sogros, todos, sem falta, reunidos comendo e festejando, exatamente como fizeram ontem e eu estava lá... Vendo e brincando com os pequenos brotos da família Veiga, senti a mesma sensação de quando meu pai promovia esses encontros felizes. E foi muito bom.

Tom é uma palavra de múltiplos sentidos. Vem do grego tónos que significa o que faz esticar ou o que pode ser esticado. Pode ser aquela diferença que notamos entre um som e outro; às vezes, semelhança, visos... Mas o tom que vi nesse fim de semana era um tom que só quem conhece aprende amar e respeitar de verdade. Dar o tom significa dar exemplo. E esse é o tom do pai que eu vi, o pai que eu tenho saudade de ter comigo, nem que fosse só por mais uma vez...

Penso que Deus levou meu pai para junto Dele para ajudá-lo a por no céu os tons, as nuances e cores que nos encantam cada vez que vemos o sol se pôr. Sua ausência me faz entender que nada pode substituir o seu amor, mas só por causa dela consigo ver o meu pai em todos os pais, em todas as mães que também são pais, nos amigos que são como pais. 

Estou hoje com a família Costa que me convidou e me recebe sempre com carinho. Sinto-me parte dela. E assim, o tom da amizade colore esse dia; com cores muito vivas, em tons e vibrações de alegria que me emocionam e me tornam uma pessoa mais humana, mais sensível e una com todos.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Amar é divertido - Pucca Funny Love




Tou passando agosto esperando setembro, parafraseando Zeca Baleiro. O último agosto foi cruel e doloroso para mim. Esse está sendo frio e muito chato. Hoje, de repente, tive vontade de morrer, de não existir, de sumir! Me sinto deprimida, carente e estúpida. Assim, busco uns refúgios em mim mesma e em alguma distração salutar.

Nessas fugas, passei pelo Shopping Market Place para respirar um ar, comer algo diferente e me deparei com duas simpáticas moças num quiosque fofo todo dedicado a ninguém mais ninguém menos que a Pucca. Essa bonequinha fofa está dominando o mundo e tomando o lugar da Hello Kitty... Tou enganada? O quiosque Pucca Style, que fica próximo à Praça de Alimentação do Shopping só tem produtos licenciados e é a primeira do gênero na América Latina. Tem de tudo: desde borrachas, canetas, roupas, band-aid e muitas, muitas pelúcias da personagem mais cute dos últimos tempos. A inauguração ocorreu em maio desse ano e foi comentada no site I Love Pucca. Totalmente impossível sair de lá sem comprar alguma coisa!

O Pucca Style também está trazendo para o Brasil os mais novos personagens da empresa: os Canimals. Do inglês can, que significa lata, eles são os animaizinhos em lata! Cada um mais fofo que o outro, traduzem o que há de mais moderno em desenho animado porque reúne cenários reais com a animação computadorizada. Tem gatinho, cachorrinho, coelhinho, corujinha... Quero todos! #comofas?


Além dessa grande novidade, tenho uma notícia bombástica: a Pucca Style vai inaugurar sua primeira loja de produtos licenciados Vooz no Brasil no Shopping Iguatemi! Vai ser no próximo sábado, dia 13 de agosto, a partir das 10 horas. Se você deseja conhecer a Pucca em pessoa, não deixe de passar lá para conferir! Ela vai estar na loja dando beijinhos e tirando fotos com todos seus fãs! Todas vai? Imperdível!

Não dá pra ficar triste com a fofura dessa bonequinha... Meu dia ficou mais feliz por causa dela ontem, com direito a foto e tudo mais! Amar assim não é super divertido?


[edit]ATENÇÃO: na próxima terça, dia 23 de agosto tem festinha pela inauguração da loja com a presença da Pucca! [/edit]